terça-feira, 23 de agosto de 2022

SINASTRIA ASTRAL CONJUGAL VÉDICA

ASTROLOGIA VÉDICA JYOTISH SIDERAL

Prof. Fernando Lo-Iácono

Mapa Astral Natal Védico (Kundli) do Brasil

 




Impressionante a semelhança do formato do Mapa Astral Védico com o formato da bandeira nacional do Brasil!

 

E o mais interessante é que as cores da bandeira do Brasil são as corretas baseado na Carta Natal Védica do Brasil! Uma cor muito ruim e prejudicial para o Brasil seria exatamente a cor vermelha! A bandeira do Brasil jamais poderia ser da cor vermelha por ser a cor do planeta Marte, o deus da guerra, pois o povo brasileiro é um povo de Deus e de paz!

 

A Astrologia Védica Jyotish utiliza 27 estrelas (Nakshatras) e a bandeira do Brasil tem 27 estrelas, representando os 27 estados da federação brasileira. Muito interessante! 







A Astrologia Védica Jyotish utiliza 27 estrelas (Nakshatras) e a bandeira do Brasil tem 27 estrelas, representando os 27 estados da federação brasileira. Muito interessante!


JYOTISH

 

Ciência que estuda a Luz (Jyot), as luzes celestes (estrelas, planetas, cometas, asteroides, luas, etc.)

Queremos homenagear o grande Mestre Maharishi Parashara Yogi, que foi o compilador do JYOTISH há muitos séculos atrás na Índia Védica!


 


JYOTISH – Estruturado por Maharishi Parashara Yogi ou Parashara Muni, filho de Shakti Muni e de Arundhati, e neto de Vasistha quem o criou, pois seu pai faleceu antes do seu nascimento, e lembrando ainda que Parashara foi o pai de Veda Vyasa, o pai dos 4 Vedas (Rig, Sama, Yajur e Atharva Veda).

 

Portanto, Parashara foi o avô das 2 grandes famílias guerreiras do famoso épico hindu Bhagavad Gita: Kauravas e Pandavas. O Bhagavad Gita conta a história de Krishna (mestre) e Arjuna (discípulo), que na verdade é a história de todos nós neste planeta Terra.

 

O grande Rishi (sábio) Parashara também estudou e pesquisou as plantas medicinais, agricultura, agronomia, a fitoterapia, de acordo com o Ayurveda :

 

Vrikshayurveda (“the science of life of trees“) .

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jyotisha

 

Parashara foi um Maharishi (grande sábio), conhecedor dos Mantras e autor de muitos textos hindus, destacando-se como principal compilador da astrologia védica (Jyotish) e criador do Livro Brihat Parashara Hora Shastra (Bíblia da Astrologia Védica). É creditada a ele a autoria do primeiro Purana, o Vishnu Purana, até sua re-escrita através de seu filho Vyasa.

 

(Wikipédia)

 

Outros Livros: Krishi-Parashara, Vrikshayurveda of Parāśara

 

Filhos: Vyasa, Jaimini

Pais: Maharishi Shakti, Adrisyati

Netos: Shuka, Pandu, Dhritarashtra

 

Textos atribuídos à Parashara:

 

Revelador de versos do Ṛig Veda: RV 1.65-73 e parte do RV 9.97.

Parashara Smṛti (também chamado de Parashara Dharma Saṃhitā): um código de leis para Kali Yuga.[1]

 

Narrador de Viṣhṇu Purana, considerado o primeiro dos Purāṇas. [2]

 

Narrador de Bṛihat Parāśara Horāśāstra, também chamado de BPHS. Livro de fundação da astrologia védica.

 

Narrador de Vṛkṣāyurveda (“ciência da vida das árvores”), um dos primeiros textos de botânica.[3] Considerado o primeiro livro de botânica antiga pelos estudantes de medicina indiana tradicional Ayurveda. Krishi Parasaram, um livro que lida com agricultura e sementes.

 

Outro símbolo do JYOTISH ou Astrologia

Ganesha, o removedor de obstáculos, simboliza a força e a super inteligência, pois tem a cabeça enorme, como a de um elefante! Orelhas grandes e boca pequena! Escutar mais, falar menos!

 Védica é Ganesha, filho de Parvathi, esposa de Shiva:



Shiva - Parvathi Ganesha

 


Ganesha

Toda imagem hindu apresenta uma grande riqueza de informações e mensagens simbólicas! Uma imagem fala ou revela muito mais do que mil palavras!

Ganesha, o removedor de obstáculos, simboliza a força e a super inteligência, pois tem a cabeça enorme, como a de um elefante! Orelhas grandes e boca pequena! Escutar mais, falar menos! Ganesha também nos ensina o valor da devoção e do amor!



Ganesha

(Os elefantes são muito fortes, inteligente


.............................................................................................................



Mapa Astral Natal Tropical Ocidental do Brasil

Sol e Mercúrio no Signo de Virgem, Ascendente Aquário e Lua em conjunção com Júpiter (Guru), o grande benéfico, no Signo de Gêmeos, o Signo da comunicação, música, artes, dança, viagens, cursos, estudos, redes sociais, rádio, jornal, televisão, mídia, letras, etc..!



Mapa Astral Natal Védico (Kundli) do Brasil

Sol em Leão, Ascendente Aquário e Lua em Touro em conjunção com Júpiter (Guru), o mestre, que representa as qualidades divinas superiores!


ASTROLOGIA VÉDICA SIDERAL (JYOTISH)

 

      Sul                      Norte                  Ocidental

3 formas de representação gráfica do Mapa Astral Natal (Sul e Norte da Índia e mais o sistema tropical ocidental)




Significado das 12 Casas (Bhavas) do Mapa Astral Natal (Kundli) Védico




O que algumas vezes pode confundir as pessoas iniciantes é que na Índia eles costumam representar os Signos não por seus símbolos astrológicos, e sim por seus números, como podemos observar aqui abaixo. Neste caso, deste Mapa Astral Védico, o Ascendente ou Lagna é o Signo de número 4 (Câncer), onde aparecem Guru (Júpiter) e Chandra (Lua):

 



 
A Ciência da Astrologia estuda a correlação entre o micro (homem) e o macro cosmos
 
 

 

Cada parte do cérebro humano tem sua correlação com cada planeta
 


 
Tudo está interligado e interconectado com tudo! 
Somos todos um!



 
JYOTISH - Ciência que estuda a Luz (Jyoti), as luzes celestes (estrelas, planetas, cometas, asteróides, luas, etc.)

 
Neste exemplo abaixo o Signo Ascendente (Lagna) é o de número 3 gêmeos:


Veda = conhecimento, sabedoria total, universal!


Aqui abaixo está o jornal do Curso de Ciência Védica que fiz na Índia (1980 - 1981).

Eu guardo comigo até hoje os textos do Curso de Ciência Védica que fiz em Nova Delhi no Indian Express Building:


 


Podemos observar que o Jyotish é um dos 6 Vedangas



Na tradição védica o conhecimento sempre é transmitido de mestre para discípulo, sendo uma tradição oral, verbal, acima de tudo! Este processo tem suas origens milenares, desde quando não se tinha a escrita e se chama de Para Param!



Quais são as principais diferenças entre a astrologia védica e a astrologia ocidental?




 
Para se transformar um Mapa Astral Natal Ocidental Tropical num Mapa Astral Natal Védico (Kundli) é necessário fazer a redução de  - 24 graus da posição de cada planeta! 

Isto porque a Astrologia Védica usa o sistema sideral, do zodíaco fixo ou verdadeiro, sempre baseado na posição fixa e real das estrelas no espaço! 

Já a astrologia ocidental usa o sistema tropical do zodíaco móvel baseado nas estações do ano!
 
Se observarmos os 12 Signos do Zodíaco, eles são formados por um conjunto de estrelas (constelações) que desenham no céu o símbolo de cada dos Signos!
 
Aqui temos o exemplo da constelação de áries, o primeiro signo do Zodíaco, simbolizado pelo carneiro e que representa muito bem o comportamento das pessoas deste signo do elemento fogo, regido pelo planeta marte, deus da guerra:

 
 
 


É comum na Astrologia Ocidental Tropical a pessoa ser de um signo, exemplo Touro,  e na Astrologia Védica ser do anterior, Áries, especialmente se a pessoa nasceu no primeiro decanato do Signo. Deca = 10! Cada Signo possui três decanatos que é igual à 30 graus ou 30 dias! O Sol percorre um grau pode dia e por isto o nosso mês terreno tem 30 dias! 10 x 3 = 30! Três partes de 10 dias ou de 10 graus! Então, o primeiro decanato é a parte inicial dos Signos, dentro dos seus primeiros 10 graus! O 2º decanato abrange dos 10 aos 20 graus! E o último decanato abrange dos 20 aos 30 graus!

 

Portanto, quem nasceu até os 24 graus (24 dias) de qualquer signo vai acabar indo para o Signo anterior na Astrologia Védica pela redução dos 24 graus acima explicado!

 

E isso ocorre com frequência com os planetas que tem transito rápido (Lua, Sol, Mercúrio, Vênus e Marte), por estarem mais próximos da terra. Já para planetas de transito longo (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) só podem mudar se estiverem na cúspide do signo ou da Casa na Carta Natal. Essa é uma das diferenças e se dá por conta da forma de calcular a posição dos planetas no céu em cada sistema!

 

Interessante que o posicionamento dos Planetas (Grahas) numa Carta Natal Védica é pelos Signos e não apenas pelas Casas! Ou seja, se um Planeta estiver no Signo de Libra, ele vai ficar na Casa do Mapa que for de Libra, mesmo que o Planeta esteja bem no início ou no final do Signo e a cúspide da Casa esteja no meio de Libra! Portanto, o que predomina na escolha de posição de um Planeta é o Signo e não a Cúspide ou linha que divide as Casas num Mapa Astral Ocidental (Carta Natal)!

 

As Casas são sempre fixas, no sistema do Norte da Índia, que consideramos o mais correto e adequado, e que combina com a Astrologia Tropical Ocidental, e as Casas também são contadas no sentido anti-horário, como na Astrologia Ocidental!

 

Só que o Mapa Astral Védico sempre é um retângulo ou quadrado, dividido em 12 partes, as 12 Casas, e o Mapa Ocidental é uma circunferência, um Mandala uma roda de 360º, também dividido em 12 Casas ou as 12 áreas de interesse humano!






Este losango de cima sempre é a 1ª Casa ou o Ascendente (Lagna) e Casa oposta, lá em baixo, sempre vai ser a Casa 7 do Casamento:


                                                     




E no Mapa Astral Natal Ocidental a 1ª Casa ou o Ascendente sempre vai ficar na extrema esquerda e na linha horizontal e a Casa 7 do casamento na extrema direita, na horizontal, como podemos observar abaixo no M Astral do Brasil, cujo Signo Ascendente é Aquário, à esquera, e a Casa 7 do casamento em Leão, na extrema direita:




A astrologia ocidental tropical utiliza a posição aparente do zodíaco em relação ao sol iniciando no equinócio da primavera, geralmente em 21 de março, quando o Sol ingressa no 1º grau do 1º Signo do Zodíaco, Áries, e que é usado para calcular todas  as posições dos Planetas da Carta Natal na roda de 360º do Zodíaco. Mas, por conta da precessão dos equinócios, essa posição muda 1 grau a cada 72 anos. Esta diferença em graus de um sistema (tropical) para o sideral védico hindu já está em - 24º, de um zodíaco para o outro, que na Astrologia Védica Sideral ou do Zodíaco Fixo se chama de Ayanamsha!

 E a astrologia védica (Jyotish) utiliza a posição do zodíaco em relação às estrelas fixas ou Nakshatras (mansões lunares) do espaço sideral, assim captura a precessão dos equinócios e então calcula a posição dos planetas em relação ao zodíaco  da forma como ele realmente se encontra no céu de verdade, em relação à nós aqui na Terra (Gaya).

 

Por isso os Pandits Jyotishas, dizem que a astrologia védica é a que considera a posição  real dos planetas no céu.

 

No entanto, ainda tem 3 métodos diferentes de calculo dentro da própria astrologia védica, mas o método  Lahiri é o método mais utilizado até hoje! Nos 3 casos as diferenças são tão mínimas que não há muito o que se importar com isso.

 

Outro ponto que elas divergem um pouco, e talvez mais importante, é que na astrologia ocidental, o signo mais importante é o da posição do Sol do indivíduo na carta natal, ou o signo do mês que a pessoa nasceu! Então, se uma pessoa nasceu no dia 1º de Janeiro ela é Capricorniana!

 

Abro um parêntese aqui para esclarecer que o dia 1º de janeiro não significa absolutamente nada em termos astrológicos, cósmicos e universais! Isto é uma convenção inventada pelo cérebro do homem! Da mesma forma o dia de Natal, pois Jesus Cristo nasceu em março, pois era do Signo de Peixes! Ele viveu na Terra na Era de Peixes! Agora já estamos na Era de Aquário!

 

O ano novo de verdade é pessoal, é quando a pessoa faz aniversário, quando um novo Mapa Astral é gerado para mais um ano de vida, que se chama Revolução Solar! Fecha parênteses!

 

Na Astrologia Védica o mais importante é o signo da lua, e os 27 nakshatras ou estrelas, de onde toda a Ciência da Astrologia começou. A explicação é bem simples: a lua é o astro que mais nos influência, por estar mais próximo de nós e da terra, e ter muito maior influência nos fenômenos da terra, como as marés, o ciclo menstrual, etc., a lua tem maior importância em definir um indivíduo do que o sol. E sabemos que a Lua representa a mente, a psique, as emoções humanas! O signo lunar passa a ser o mais importante, pois determina como as pessoas pensam, sentem, reagem, gostam, se relacionam  e com quem melhor combinam! No exemplo acima quando a pessoa nasceu o Sol estava em Capricórnio, mas se a Lua dela estava em Peixes, esta pessoa pensa e sente como um Pisciano!

Prof. Fernando Lo-Iácono E-mail: feriacono@hotmail.com Site: www.Jyotish.com.br Tel. Cel. Whatsapp: (62)9 9279-8328