segunda-feira, 2 de maio de 2016

Astrologia Védica - JYOTISH - Astrologia Sideral


   A GRANDE INTEGRAÇÃO E UNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO

  "JYOTISH  OU  ASTROLOGIA  VÉDICA"

"Jyot" = Luz ou luzes


Jyotish = Ciência que estuda as luzes ou luminares celestes


      (5000 ANOS DE TRADIÇÃO E SABEDORIA VÉDICA INDIANA)    



                       "NAMASTÊ"                                            "OM "

ASTROLOGIA VÉDICA  - ASTROLOGIA   SIDERAL   ASTROLOGIA DO ZODÍACO FIXO

Baseada na posição real e verdadeira das constelações e dos Signos na roda do Zodíaco!


Utiliza além dos Planetas conhecidos do nosso sistema solar mais um grupo de 27 estrelas (mansões lunares) chamados de "Nakshatras" !



JYOTISH - A CIÊNCIA DAS LUZES CELESTES 
( Planetas, Astros, Estrelas, etc.)

Na Índia esta Ciência Védica Milenar é também chamada de "RAJA VIDYA", ou seja, uma Ciência utilizada especialmente pelos "RAJAS"       ( Reis ) da Era Védica, na Índia antiga, para guiar o seu povo da melhor forma possível ! Eles não tomavam nenhuma decisão importante sem antes consultar os astros e/ou o seu Astrólogo !






ATENÇÃO: Aquelas pessoas que pensam que um sistema astrológico ou numerológico é melhor do que o outro não estão conseguindo ainda ver a totalidade e universalidade do conhecimento humano! Tudo tem o seu grande valor, nada se descarta, tudo é importante, tudo tem o seu valor, pois faz parte da totalidade do conhecimento da humanidade! Mas, aqueles que já conseguem perceber a unidade na diversidade do saber humano, já  conseguiram avançar bem mais espiritualmente!

Lembrando que todos começaram os seus estudo na Astrologia Ocidental!

Qual a diferença entre a Astrologia Tropical Ocidental para a Astrologia Védica:

A astrologia védica usa o sistema sideral ou Zodíaco fixo, "baseado nas estrelas ou constelações". Este sistema localiza o zodíaco com referência às constelações de estrelas fixas. O zodíaco sideral difere do zodíaco tropical ocidental que é baseado no Sol e nas estações do ano!

A diferença de um sistema para o outro é de 24 graus mais ou menos! Ou seja, para vc transformar o seu Mapa Astral Natal Ocidental Tropical num Mapa Astral Natal Védico vc vai precisar reduzir em - 24 graus a posição de cada astro e planeta para chegar na posição sideral deles no Zodíaco (Mapa Astral Védico)!

O zodíaco tropical não é calculado com referência aos grupos de estrelas fixas. Pelo contrário, o zodíaco tropical localiza seu ponto de partida (zero graus em Áries) a partir do ponto Vernal (equinócio de primavera), quando começa o ano novo astrológico, quando o Sol ingressa no primeiro grau do Signo de Áries. Este ponto fica aonde a eclíptica (caminho aparente do Sol ao redor da Terra) intercepta ou cruza o equador. Esta intersecção ocorre todos os anos no dia do equinócio da primavera no hemisfério norte e equinócio de outono aqui no hemisfério Sul!

Devido a um fenômeno conhecido como a precessão dos equinócios, o ponto do equinócio vernal está à deriva para o oeste com referência às constelações a uma taxa de cerca de 50 segundos de arco por ano. Então, o zodíaco tropical, que utiliza o ponto de equinócio vernal como ponto de partida (zero graus em Áries) também está indo para oeste com referência aos céus. Estima-se que os 2 zodíacos coincidiram no dia do equinócio vernal em 285 AD. Desde aquela época o zodíaco tropical se afastou para  oeste do zodíaco sideral (baseado nas estrelas) para o ponto onde, no momento da escrita são agora cerca de 23 graus, 51 minutos de arco de distância (quase 1 signo que possui 30 graus). Esta diferença entre os 2 zodíacos é conhecido como o Ayanamsha. E por isto que a grande maioria das pessoas passa a pertencer ao signo anterior ao seu ocidental, especialmente aquelas pessoas que pertencem ao primeiro decanato do seu signo!

Ou seja, para você fazer o seu Mapa Astral Védico Sideral terá de reduzir a posição dos planetas em – 24° do Ocidental Tropical ou do Zodíaco Móvel para chegar no Védico!


DOIS ESTILOS DE MAPAS VÉDICOS

Dois estilos de se desenhar uma carta natal védica: do Norte da Índia e do Sul da Índia. Mas, são os mesmos Planetas, Estrelas ou Nakshatras, e as mesmas 12  Casas de qualquer Mapa Astral, e sim, o resultado final da interpretação é o mesmo!



                                                                                                               Mapa Astral do Sul da Índia
      Mapa Astral Natal Védico 
Norte da Índia                                                 
                                                                                    

                    


Claro que o sistema do Norte da Índia (esquerdo) é muito mais fácil para nós ocidentais entender! Como eu não gosto de complicar a vida eu uso este sistema do Norte, pois combina com a nossa Astrologia Tropical Ocidental, onde as Casas da Carta Natal são contadas no sentido anti horário ou da direita para esquerda, como todos nós ocidentais já conhecemos!
            
           Na Astrologia Védica Sideral utilizam-se os 7 Planetas Tradicionais: Sol, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio e Vênus e mais os 2 Planetas Sombras: Rahu (Cabeça do Dragão ou Nodo Lunar Norte), que tem muito a ver com Urano, e Ketu (Cauda do Dragão ou Nodo Lunar Sul), que tem muito a ver com Netuno!
Mas, por opção de cada astrólogo ele pode acrescentar os Planetas Transpessoais ou Exteriores: Urano, Netuno e Plutão, como eu faço!
--------------------------------------------------------------------------------
ASTROLOGIA OCIDENTAL TROPICAL
   
   MAPA ASTRAL NATAL TROPICAL OCIDENTAL
    

Na Astrologia Ocidental Tropical utilizam-se os mesmos Planetas e ainda certos pontos (asterismos) e estrelas, como também as 12 Casas do Mapa Astral!

Mas, a forma do Mapa Astral é circular ou Mandálica, aqui no Ocidente!
--------------------------------------------------------------------------

E  as  "YAGYAS", o que são?

As "Yagyas" são procedimentos védicos sagrados ou divinos (dévicos)  capazes de neutralizar, amenizar, reduzir, transmutar, certos aspectos planetários negativos e carmas ruins de um Mapa Astral em positivos ! São rituais, cerimônias védica muitos bonitas e cheias de grande significado espiritual!


Através do procedimento das "Yagyas", realizadas pelos Pandits (Sacerdotes Brâmanes) Védicos, na Índia, podemos trabalhar o nosso Mapa Astral, mudar ou trabalhar os nossos próprios "Karmas", pois ninguém nasceu para sofrer! Nascemos para sermos felizes e em todas as áreas ou setores da vida! A falta de informação e conhecimentos corretos é que tem causado muito sofrimento na vida humana! A ignorância e atraso da evolução espiritual da raça humana tem causado muitos sofrimentos por toda parte, em todo mundo!




CONEXÃO DO MICRO COM O MACRO



A integração do micro com o macro cosmos:

O movimento dos astros ao nosso redor, no zodíaco, acontece em sincronia perfeita com a nossa vida na Terra. Estamos todos interligados e interconectados com o todo, com o cosmos, com o universo, com as estrelas, com os astros, com nós mesmos, e por isto se fala: somos todos um!


As pessoas não entendem o que é a ciência da astrologia corretamente! Ela é a ciência que analisa a correlação que existe entre o movimento dos astros (macro) com o movimento da vida humana na terra (micro)! 





Como se cada um de nós fosse uma peça de um intrincado mecanismo de um relógio! Cada um de nós é como uma pequenina engrenagem deste relógio, cada um (micro) tem a sua função, a sua importância, e que trabalha em sincronia com o todo (macro)! 



O mau funcionamento de uma pequenina engrenagem atrapalha o bom funcionamento de todo o relógio! Isto cria preocupação para o dono deste relógio que vai tomar providências para consertá-lo, mais cedo ou mais tarde!



Metro ou Fita Métrica

Outro exemplo, outra analogia: Fita métrica ou metro! Sabemos de antemão que o metro ou fita métrica tem 100 cm, sabemos matematicamente o que cada centímetro representa dentro destes 100 cm ou 1 metro! 


Através da ciência da astronomia já sabemos matematicamente o tamanho e roda do zodíaco, os 360 graus do zodíaco, do seu começo (signo de áries) até o seu final (signo de peixes)! 


Já sabemos que cada um dos 12 signos tem 30 graus e que 12 x 30 º = 360 º! 

Portanto, se uma pessoa nasceu no dia 21 de março com certeza neste dia o Sol ingressou no 1º do Signo de Áries, e isto está escrito na TABELA DAS EFEMÉRIDES!
 Ou seja, graças à Ciência da Astronomia já sabemos a posição exata e matemática de cada astro, planeta, asteróide ou estrela no espaço, em qualquer ano ou século, passado, presente e futuro!

 Lembrando aqui que a Ciência da Astrologia também é uma Ciência exata e matemática e que não tem nada a ver com adivinhação! A pessoa tem que entender um pouco de matemática, cálculo, trigonometria, etc..!


Desta forma fica fácil se fazer previsões, pois se eu te digo que estou à 50 cm da fita métrica ou do metro vc já sabe que estou bem no meio do metro!


Da mesma forma na Ciência da Astrologia: se alguém me informar que nasceu com o Sol à 15 graus de Áries, eu já sei que nasceu bem no meio do Signo de Áries! O que significa que quando nasceu o Sol é quem estava posicionado bem no meio deste signo do elemento fogo regido por Marte, que pode estar posicionado em outro signo, p. ex., no signo de Capricórnio, o que me diz que esta pessoa terá êxito na sua carreira profissional!



E graças à esta TABELA UNIVERSAL DAS EFEMÉRIDES podemos saber onde estão os Planetas todos, tanto no passado, presente e futuro! E todas estas informações estão na Internet e nos programas de Astrologia nos computadores! E por isto as previsões são possíveis! 



VIAGEM

Outro exemplo bem prático: Nossas vidas nesta terra podem ser comparáveis a uma grande viagem! Ora, toda viagem tem um ponto ou estação de partida e um ponto ou estação de chegada, com estações ou paradas intermediárias! Se decidimos viajar daqui de Goiânia, Goiás, até a minha cidade natal Porto Alegre - RS, já sei qual a distância exata em Kilômetros e sei também quantas horas ou dias de viagem serão! 


Já existe a TABELA disponível com estas informações que são exatas e matemáticas! Não se trata de adivinhação ou mera suposição! E se eu falar que estou bem no meio desta viagem todos já sabem que devo estar no Estado de São Paulo! E se eu falar o exato Kilômetro de onde me encontro pode-se se saber exatamente em qual município estou! Não se trata de suposição e nem adivinhação!


Da mesma forma os navios, submarinos, aviões se posicionam, se localizam no espaço através dos dados topográficos, geográficos, através das coordenadas matemáticas de longitudes e latitudes! E isto tudo não tem nada a ver com adivinhação ou suposição, sendo pura matemática!


Todo piloto de avião antes de decolar ele faz primeiro no papel o seu plano de voo, e isto é o nosso Mapa Astral Natal!


Modernamente agora temos o GPS para carros, caminhões, etc...!





Em todo computador que tenha um software de ASTROLOGIA ele já tem todas estas informações da posição exata e matemática de todos os astros, planetas, asteróides e estrelas em qualquer época, século, ano, mês, semana, dia, hora, minuto e segundo, tanto no passado, presente ou futuro! Os astrônomos já sabem disto tudo há séculos através do estudo do nosso sistema solar! Nem eu e nem você precisamos sair fazendo estas medições com os telescópios e lunetas, pois outros seres humanos já se dedicaram à este estudo bem antes de nós e graças à eles que temos todas estas tabelas prontas para o nosso uso agora!


Portanto, a Ciência da Astrologia é muito mais o estudo da sincronia (movimento) matemática que existe entre todos os astros no espaço do que qualquer outra coisa que se supunha! Não se trata da influência de cada astro ou planeta sobre nós, não, é diferente disto! Se trata SIM do estudo da posição exata dos astros no espaço, no sistema solar, no zodiaco e da sincronicidade perfeita que existe entre tudo e todos na criação de Deus! Tudo está interconectado com tudo mais! Como uma máquina cheia de engrenagens dentro de um relógio suíço! O relógio seria o nosso sistema solar! E as peças móveis seriam os astros, planetas, asteróides, estrelas e nós! 

Agora pense o seguinte: quando eu nasci os astros estavam no espaço, no céu, no Zodíaco, com cada planeta posicionado matematicamente em certos signos! Ora já sabemos de antemão que se eu nasci com o meu Sol à 1 grau de Áries, o meu Sol estava bem no inicio deste signo, e isto tem o seu significado e interpretação! 

E da mesma forma com todos os outros 9 Planetas, cada um posicionado em signos diferentes, e em graus específicos, formando ângulos específicos! E sabendo disto eu posso saber sobre a personalidade de cada individuo! Pois, já foi criada a tabela e a interpretação disto tudo há séculos atrás pelos matemáticos astrólogos que nos precederam, que já fizeram todo este trabalho duro e profundo por nós! E o conhecimento vai sendo passado de geração à geração até os dias de hoje! Devemos muito à estes grandes pesquisadores pioneiros!



EXEMPLO DO RELÓGIO: Se o ponteiro maior de um relógio está posicionado bem na vertical, para cima, retinho, e o ponteiro menor no seu oposto, para baixo, 180 º um do outro, eu já sei que são 6 horas! Muito simples! Da mesma forma no zodíaco os planetas se posicionam nos signos quando nascemos, o que se chama de Mapa Astral Natal ou Carta Natal, e formam ângulos entre si, que podem ser de 180 º ou oposição, 90 º ou quadratura, 120 º ou trigono, 60 º de sextil, ou quando estão juntos, unidos no mesmo grau e signo, chamado de conjunção de astros ou planetas! Cada posição de cada astro no Zodíaco tem sua interpretação e significado já conhecido e padronizado universalmente!



Já sabemos que se o Sol (alma) desta pessoa estava em Áries quando ela nasceu, sabemos de antemão que ele gosta de mandar, sendo mais autoritária, apressada, impaciente, com capacidade de administração, de liderança, de comando, de chefia, etc..! Mas, se ela também nasceu com o Planeta Marte, regente do próprio Signo de Áries no seu próprio Signo de Aries, juntamente com o Sol, então esta pessoa em especial passa a apresentar um exagero de Áries e que ela pode agora ser agressiva, muito nervosa, totalmente impaciente, até mesmo violenta, estúpida, egoísta, briguenta, encrenqueira, guerreira, aventureira, muito impulsiva, extremamente autoritária, podendo se arriscar, pois não tem medo de nada, apreciando os esportes radicais, que produzem muita adrenalina, etc..! Se este Mapa Astral for de uma mulher, ela com toda certeza vai apresentar um comportamento mais macho, como se fosse um homem, e pode até mesmo virar "sapatão", com falam hoje em dia!


Já no Mapa Astral Natal de um homem, que tem um corpo masculino podemos ver características femininas acentuadas quando por exemplo a Carta Natal dele tem muitos planetas em signo femininos ou pares, Marte em conjunção com Saturno, muitos planetas retrógrados, o Sol dele em conjunção com Vênus, etc..!


Sim, através da análise da Carta Natal de uma pessoa podemos saber praticamente de tudo sobre ela, como se fosse um RAIO X da personalidade dela, mas sempre baseado no estudo cientifico do Mapa Astral Natal dela, e NUNCA adivinhação!

E na Astrologia Védica podemos ir ainda mais fundo neste estudo da personalidade e do carácter de cada pessoa através do estudo dos 27 Nakshatras ou estrelas da Carta Natal da pessoa associados aos diferentes signos!

Na Astrologia Védica ou Jyotish o nome em sânscrito que designa a palavra Planeta é "Graha"! E traduzindo "GRAHA" para o português significa pegar, segurar, agarrar, prender, capturar, etc.! Portanto, quando se fala que uma pessoa nasceu com o Sol (alma) ou Surya transitando naquele dia, semana e mês em Áries, quer dizer que a alma daquela pessoa está presa às características do signo de Áries, está sincronizada, sintonizada na onda, na frequência, na vibração, deste Signo do elemento fogo, ou seja, aquela personalidade incorporou nesta vida, nesta sua encarnação as características arianas na sua essência, na sua alma! 

LUA ou Chandra: Quando queremos saber como que uma pessoa pensa, devemos ver aonde estava posicionada a Lua Natal dela quando nasceu! E justamente o signo lunar vai revelar com quem ela combina melhor para se casar! Se uma pessoa nasceu com o Sol transitando pelo Signo de Áries, porque nasceu entre março / abril, ela tem uma alma ou essência de Aries, mas a Lua dela estava presa, ligada, capturada, agarrada pelo Signo de Capricórnio, esta pessoa vai preferir pessoas mais maduras, mais velhas, mais responsáveis, mais focadas na realização profissional e financeira, pois a maneira dela de pensar é de Capricórnio! 

SIGNO ASCENDENTE (LAGNA): Este é o Signo da hora de nascimento da pessoa e que determina o seu biotipo físico, sua aparência, sua personalidade externa, sua casca, sua fisionomia, sua saúde, seu carácter, sua imagem, etc...! Na medicina tradicional indiana Ayurvédica temos 3 tipos básicos de pessoas: Vata - Ar - Magra; Pitta - Fogo - Mediana e Kapha - Água - ou Kafa, que é a pronuncia correta em sânscrito, e NUNCA KAPA como algumas pessoas falam ou pronunciam erroneamente! Só quem foi estudar e morar na Índia conhece de verdade a pronúncia correta dos termos em sânscrito, o que é muito importante!

O Signo Ascendente ou da hora de nascimento, que é escolhido pelo espírito reencarnante bem antes de vir ao planeta, é o que revela para o que aqui veio fazer e aprender esta criatura de Deus! O Ascendente que mostra o que falta para esta alma aprender, vivenciar, experimentar, nesta vida terrena atual!

Só que sabemos muito bem que as aparências enganam, e muito! Imagine aquela pessoa com o Sol (Surya) ou alma em Áries e a Lua (Chandra) ou mente em Capricórnio, mas com Ascendente (Lagna) em Peixes! Ela irá passar para todo mundo uma imagem de sonhadora, romântica, desligada, avoada,  de estar no mundo da lua, da fantasia, dos sonhos, da ilusão, do romantismo, do sentimentalismo, das artes, do teatro, etc...! Só que isto não é verdadeiro, pois ela tem uma alma de ariana, de guerreira e uma Lua (mente, psique) de Capricorniana, signo do elemento terra, com os pés bem no chão, da realidade real e bem concreta! E é assim que as pessoas de enganam pelas aparências, ou seja, pelo signo da hora de nascimento ou Signo Ascendente!

E para complicar mais um pouquinho esta história de Ascendente e de aparência, a Astrologia Védica nos explica que existem na verdade 3 Signos Ascendentes! E aí está a causa de tantos desastres nos casamentos ou uniões entre casais! Pois, as pessoas se apaixonam primeiramente pela aparência! E isto é trágico e perigoso! Por isto que ao analisarmos o Mapa Astral de um casal, de 2 pessoas, temos que comparar pelo menos 3 Mapas delas: 

1) Mapa Astral Natal
2) Mapa Astral Lunar
3) Mapa Astral D-9 Navamsha ou conjugal



Cada Planeta está sendo regido ou governado por uma divindade (Deva ou Dévata)!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deva_%28budismo%29


Com as Yagyas o Universo começa a trabalhar a nosso favor!
  O Universo começa a conspirar a nosso favor!

As Yagyas são realizadas pelos Pandits!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandit 

Por que fui estudar a Astrologia Védica em N Delhi entre 1980 - 1981? Justamente por oferecer os remédios espirituais para os problemas Kármicos do ser humano nesta Terra! Do que adianta uma pessoa consultar um astrólogo se ele não sabe prescrever o tratamento, os remédios e o caminho da auto cura?


Imagine um paciente que vai ao médico se consultar e no final da consulta o médico não sabe prescrever a medicação para o tratamento de cura do seu paciente!?!


Pura perda de tempo não é mesmo!?!?


Claro que existe todo tipo de paciente: uns tomam a medicação prescrita certinho e se curam rapidamente, outros levam na brincadeira e não fazem tudo certinho como foi indicado e ainda tem outros que não fazem nada que foi prescrito, mas querem um milagre! Mas, todos querem a cura!






........................................................................................................................ 


                        OS PLANETAS DO NOSSO SISTEMA SOLAR


Adicionar legenda
 
Cada Planeta rege um ou mais signos e as diferentes partes do corpo humano!
        

    No "Jyotish" temos 7 Planetas Físicos e dois Semi Planetas ou Planetas Sombras denominados de RAHU e KETU. São conhecidos também pelos nomes de Cabeça e Cauda do Dragão na Índia e no ocidente de Nodo Lunar Norte e Nodo Lunar Sul, e são os causadores dos Eclipses. Na tradição Hindu nos dias de eclipses as pessoas se recolhem e ficam mais em oração, em meditação, recitando Mantras. Não são considerados momentos ou dias auspiciosos, muito pelo contrário!

Conta a a história que "RAHU" e "KETU" são duas partes de um demônio e que estão sempre tentando escurecer o Sol (Surya) e a Lua (Chandra) com o objetivo de criar medo na humanidade! Escuridão é oposto à iluminação !


E existem os Mantras Védicos para nos proteger de "RAHU" e "KETU" !



Temos os 7 Grahas (Planetas) e os 27 "Nakshatras" (Estrelas) !









Nesta tabela abaixo temos a relação dos  27 "Nakshatras" Védicos e suas correspondentes ocidentais:


Para melhor visualização acessar esta página do Wikipédia


A palavra "Jyoti" significa Luz e "VEDA" significa conhecimento puro, sabedoria universal, ou o conhecimento total sobre todas as Leis da Natureza! Dos "VEDAS", que é composto por uma enorme coleção de livros, surgiu a totalidade do conhecimento humano e em todas as áreas do conhecimento. Os 'VEDAS' se dividem basicamente em 4 grandes grupos: Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda. O "Jyotish" está dentro do Atharva Veda.

Entre os livros mais famosos da Índia Védica temos: os Upanishads, Vedanta, o Mahabharata, o Bhagavad-Gita, os Puranas, Parashara Hora Shastra, etc... 
...............................................................................................................................

"VASTU"

A ciência da arquitetura védica ou Sthapatia Veda !

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=sthapatya+veda 

Não se pode ter uma saúde perfeita morando numa casa que não siga as leis da natureza, na sua construção e posição, com relação aos pontos cardeais, etc.!

                                                      
                                        
"Vastu" nos recomenda seguir os pontos cardeais para a construção de uma casa saudável. E sua frente deve ficar para o Leste preferencialmente, como também a cabeceira das camas nos quartos de dormir. O Sol deve nascer iluminando as nossas cabeças e/ou o chákra coronário superior!

A segunda opção seria a direção Norte. Sendo que as outras direções não promovem a boa saúde, nem a harmonia ou felicidade das pessoas de moram nesta casa.

--------------------------------------------------------------------------------------------

ORIGENS  MILENARES


 "JYOTISH"  e o "AYURVEDA" 

Estima-se que tenham uns 5000 anos ou mais ...


                                                        (Maharishi Parashara Yogi)


                                                                   "Jyotish"

Estruturada  por  Maharishi  Parashara  Yogi  ou  Parashara  Muni, filho de  Shakti Muni e de Arundhati, e neto de Vasistha, que foi o pai de Vyasa. Portanto, Parashara foi o avô das 2 grandes famílias guerreiras do Mahabaratha ou Bahagvad-GitaKauravas e Pandavas.      
                                                https://pt.wikipedia.org/wiki/Jyotisha      

Parashara também estudou e pesquisou as plantas medicinais, a Fitoterapia, de acordo com  o Ayurveda : Vrikshayurveda ("the science of life of trees") . 

                                                             ORIGENS   DIVINAS


Quando nos profundamos do estudo das origens ou raízes do "JYOTISH" chegamos a conclusão que sua origem na verdade é divina (dévica) e não humana, e que ela vem dos planos espirituais superiores para os Rishis (sábios) na Índia Védica, pois o homem comum não seria capaz de criar uma ciência tão profunda, tão complexa, tão bela, tão perfeita, com tantos cálculos matemáticos tão complicados, há 5 mil anos atrás! E mesmo hoje com todo avanço da tecnologia dos computadores eu não acredito que um ser humano seria capaz de criar uma ciência tão perfeita e completa como esta. Jamais!

Na Índia o nome do termo Planetas = "Grahas" e das Estrelas = "Nakshatras"
Rashis = Signos



Primeiro Texto  mais antigo de Astrologia VédicaBihat  Parāśara Horāśāstra !


A totalidade dos Vedas  foi revivido  no mundo moderno por SS Maharishi Mahesh Yogi no Curso da Ciência Védica em Nova Delhi  - Índia , entre 1980  –  1981, que tive a sorte e felicidade de participar!  Curso maravilhoso com  mais de  3000  participantes de todo mundo! Lá tive o primeiro contato com o Ayurveda, Jyotish, Vastu, Numerologia Védica, etc . De lá para cá não parei de estudar e de aprender!

E quando se descobre algo valioso para as nossas vidas naturalmente sentimos o desejo de compartilhar com as outras pessoas!

                                        (27  NAKSHATRAS  OU 27 ESTRELAS)

                                           


JYOTISH:  A  Ciência  da Luz dos luminares celestes , dos planetas e estrelas, luz  sobre  nós  mesmos (o auto conhecimento), a nível de microcosmos, sobre nossas vidas, sobre nosso  "Dharma" (missão, propósito de vida, etc.), também sobre o nosso Karma, nosso destino, traçado por nós mesmos, e de como podemos cumprir  nossa  missão nesta Terra da melhor forma possível, de como podemos ser  mais felizes, mais saudáveis,  aqui  e agora, ajudando a nós mesmos e aos outros, mas evitando ao máximo possível o sofrimento, sempre que nos for possível! Deus nos deu o livre arbítrio, a inteligência criativa, para evitarmos o sofrimento e sermos mais felizes a cada dia ! Nosso maior "Dharma": atingir a nossa própria auto iluminação espiritual nesta vida e ajudar os outros, fazendo CARIDADE!


                             (MAPA ASTRAL NATAL VÉDICO DO NORTE DA ÍNDIA)
 
Na Astrologia Védica o mais importante é o Signo Lunar e o Ascendente, ligado à nossa hora e minuto de nascimento, respeitando a latitude e longitude do local de nascimento!

O Signo Ascendente determina o aspecto da pessoa, a sua individualidade, o seu corpo, seu rosto, sua aparência, sua personalidade externa, como ela é vista pelos outros, sua imagem, sua fisionomia, a face que mostra ao mundo, sua saúde, sua longevidade, sua auto estima, sua auto confiança, seu caráter, sua vitalidade, sua energia vital, etc. 

Se a hora de nascimento mudar, o Ascendente muda também. A cada 2 horas do dia o Signo Ascendente muda, pois o nosso dia tem 24 horas e como são 12 signos do zodíaco, teremos 2 horas do dia para casa signo ascendendo, nascendo junto ou na mesma hora em que a pessoa nasce, no Leste ou Terra do Sol Nascente.
------------------------------------------------------------------------------------

"MAHADASHAS"  OU  GRANDES  PERÍODOS  DA VIDA REGIDOS  PELOS PLANETAS


                                       "DASHAS"

OS PERÍODOS DA VIDA REGIDOS PELOS DIFERENTES PLANETAS E ESTRELAS

Cada Graha ou Planeta tem o seu período de duração padronizado:


Planeta = Graha = pegar, segurar, prender, agarrar, etc... 

Se a pessoa está atravessando o MAHADASHA ou grande período e Júpiter (Guru), então Júpiter está segurando, agarrando, pegando,  esta pessoa por 16 anos! E isto foi combinado, planejado, organizado, programado pela própria pessoa no plano espiritual muito antes de aqui reencarnar! 

Isto quer dizer que por 16 anos esta pessoa deve aprender tudo que Júpiter tem para lhe ensinar, mas de acordo com a Carta Natal da pessoa, de acordo com a posição de Júpiter (Guru) no Mapa Astral dela, que é completamente diferente de qq outra pessoa neste planeta terra (Gaia)!

Então, a sua vida está sintonizada, sincronizada, afinada, harmonizada ou em perfeita ressonância com as características especificas do Júpiter dela, que é totalmente diferente de qualquer outra pessoa e/ou Carta Natal!

São os períodos de vida que programamos para vir passar aqui nesta encarnação terrena que temos que vivenciar, pois é o que pedimos para vir cumprir! E por isto não tem como mudar e muito menos reclamar, pois fomos nós mesmos que planejamos vir passar, mesmo que a pessoa não se lembre, mas o Mapa Astral Védico mostra claramente e relembra à pessoa todo seu plano ou projeto de vida!

Quando entramos num período planetário somos pegos, presos, amarrados, por aquele planeta pelo período dele! Lembrando que Planeta em sânscrito se escreve GRAHA que significa pegar, prender, segurar, etc...!

Claro que com a prática do AMOR e da CARIDADE podemos amenizar, suavizar e até mesmo transmutar certos períodos de resgate Kármico mais pesado e algo mais leve, mais suave, menos sofrido ou doloroso! E cada um tem o seu livre arbítrio para escolher!

Deus não nos criou para sofrer! São as nossas imperfeições morais que nos fazem sofrer, devido aos nossos defeitos!

E quais são os piores defeitos da espécie humana? Certamente o egoísmo, o orgulho, a arrogância, a prepotência, o racismo, o individualismo, o narcisismo, a vaidade, a empáfia, a maledicência, a fofoca, o fuxico, a mentira, o falso testemunho,  a ilusão de que estamos separados uns dos outros, etc...!



Aqui temos os Mapas Natal e Conjugal (Navamsha)!

......................................................................................................................

"DASHAS" OU OS PERÍODOS DA VIDA REGIDOS PELOS PLANETAS: 

Cada Planeta (Graha) rege nossa vida por um determinando período de tempo ou número de anos e/ou meses, etc., e isto chama-se "DASHAS". E este cálculo matemático depende da hora, minuto  em que a pessoa nasce e da posição da LUA (Chandra) no Zodíaco! A partir de 5 minutos de erro da hora e minutos os cálculos mudam o inicio e o término dos períodos: temos então: (dashas) - muitos anos de previsões, sub-períodos (antardashas) - poucos anos de previsão, sub-sub-períodos (pratyantardashas) - meses de previsão, sub-sub-sub-períodos (sookshmadashas) - semanas e sub-sub-sub-sub-períodos (pranantardashas) que são as previsões para o nosso dia a dia.


                                                   QUE HORAS VOCÊ NASCEU ?



E se a pessoa não souber a hora certa do seu nascimento ?

                                                              RETIFICAÇÃO

No caso da pessoa ter dúvida ou não souber a hora em que nasceu temos que fazer o procedimento de retificação. E para isto a pessoa deve fazer uma relação ou lista dos principais eventos, acontecimentos, fatos que marcaram a sua vida. Pode ser a data completa, pode ser mês e ano ou até mesmo apenas o ano do evento ou acontecimento. A partir desta lista de eventos, que marcaram a vida da pessoa, podemos recalcular a hora, minuto e segundo em que a pessoa nasceu.

Com isto podemos fazer os cálculos corretos dos períodos, sub-períodos, etc ... da vida dela! Claro que dá mais trabalho, mas vale a pena fazer a retificação!

A  Astrologia Védica também se utiliza de outros Mapas tais como: o Mapa Astral Solar, o Mapa Astral Lunar, o Mapa Astral Conjugal ou "Navamsha", e as chamadas cartas divisionais ou "VARGAS", que nos revelam detalhes sobre os diferentes setores da vida de uma pessoa: educação, profissão, casamento, filhos, saúde, etc. 


   COM QUE SIGNO VOCÊ COMBINA ?




Compatibilidade Astral Conjugal: 

Na Índia os casais costumam consultar o Astrólogo Védico da família para saber  se um casal de namorados, de noivos, podem ser casar. É feito o estudo comparativo entre os Mapas Astrais Natais, lunar e Conjugal dos noivos, o que aqui no OCIDENTE chamam de SINASTRIA, para verificar se o casal tem realmente compatibilidade espiritual, mental, intelectual, emocional, sexual, familiar, social, comportamental, financeira, etc...
 

DIVÓRCIO?   NA ÍNDIA? NÃO !

Talvez seja por isto que a Índia tem a menor taxa de divórcios no mundo, pois eles tomam muito cuidado na escolha dos seus cônjuges bem antes, para evitar as surpresas pós casamento, que causam tantas frustrações, decepções, brigas, acusações, discussões e sofrimentos, especialmente quando o casal já tem filhos, pois são eles que mais sofrerão numa separação dos pais. 

OBS.: Também se faz a comparação de Mapas Astrais de futuros sócios de uma empresa para verificar se combinam e se podem crescer juntos no seu empreendimento!


............................................................................................................................


YAGYAS



                                                 O QUE SÃO AS "YAGYAS"  ?

São procedimentos mais espirituais para se neutralizar o efeito de planetas chamados de "maléficos" na astrologia védica, tais como Rahu, Ketu, Saturno, Marte e o Sol, que estariam causando problemas  de toda ordem na vida da pessoa.

São rituais ou cerimônias védicas realizadas por Pandits Védicos, da classe dos Brâmanes (sacerdotes), que já vem de uma família de Pandits, aonde eles cantam       ou recitam Mantras Especiais para cada Planeta (Graha), para as divindades ou dévatas relacionados com cada um dos Planetas, aonde eles oferecem incensos, flores, frutas, coco, leite, leitelho, lassi, iogurte, sementes de gergelim e outras, mel de abelha, etc...  
     

Eles necessitam comprar para a cerimônia ou yagya da pessoa incensos, flores, frutas, sementes, leite de vacas védicas, yogurte natural, mel de abelhas, etc... e por isto eles cobram uma pequena taxa para a realização da Yagya, que pode durar 3 horas.



Os Pandits pedem para a pessoa participar da sua "Yagya" via Internet, geralmente pelo Skype, ao vivo e à cores. Outras pessoas vão à Índia para participarem pessoalmente das suas Yagyas!

Algumas vezes quando uma pessoa tem algum problema mais grave na sua vida, seja de saúde, de trabalho, seja financeiro ou conjugal, os Pandits podem sugerir mais de uma ou duas "Yagyas", consecutivas.

Mas, antes de tudo, é necessário que façamos o MAPA ASTRAL VÉDICO da pessoa e depois enviar  para os Pandits na Índia!


 
        
As Yagyas são realizadas ao redor do FOGO, que na Índia se chama "AGNI"     
                                                 https://pt.wikipedia.org/wiki/Agni

----------------------------------------------------------------------------------------- 


MEUS CONTATOS:

Celular da CLARO WHATSAPP: (62) 9279-8328



E-mail: 

feriacono@hotmail.com

BLOGS:




VASTU - STHAPATIA VEDA - ARQUITETURA VÉDICA

 


Como devem ser dispostos os cômodos da casa védica





A posição da cama para dormir e ter saúde: a cabeceira ou o travesseiro deve estar orientado para o leste ou nascente! E a segunda opção viável seria com a cabeça para a direção norte! As outras direções não trazem saúde!

 
Obs.: Se vc tiver alguma pergunta, dúvida ou sugestão pode entrar em contato:

E-mail: feriacono@hotmail.com

Prof. Fernando Lo Iacono

Go, 09-05-2016

                                                     

     
    
                                                                              





"Om Namáh Shivaya"




NAMASTÊ
" DEUS EM MIM SAÚDA DEUS EM TI "