sábado, 26 de junho de 2021

PRANAYANA - NAKSHATRAS - SATURNO - SHIVA

 

Nakṣatras e a respiração

Nakṣatras (27 estrelas ou mansões lunares) são a base e o fundamento do Jyotish. Você deve ter ouvido isso antes. E se eu compartilhasse que eles são a base das fronteiras dos signos, sua energia e o domínio planetário dos signos!

Quando aprendi sobre os Nakṣatras, fui ensinado a imaginá-los como as plantas e árvores que sustentam tudo nesta terra. Se houver um lago ou rio, há plantas e árvores que sustentam o rio / leito do lago, sem as quais o lago ou rio secaria. Até mesmo os vastos oceanos dependem das plantas do oceano para sustentar o ecossistema dos mares, seja a qualidade da água ou da comida e locais de descanso para as criaturas neles.

E qual é a contribuição mais vital que as plantas nos dão? Oxigênio. Agora descobrimos que até mesmo as plantas oceânicas são responsáveis ​​por 80% da absorção de carbono, garantindo assim que o mundo seja mantido fresco e limpo.

Sendo tão importante, qual é a adoração ou meditação que podemos realizar todos os dias para garantir um bom relacionamento com o Nakṣatra? 

Respirando!

Mas precisamos entender o Prāṇā. Sabemos do Yoga que Prana é a energia vital! Na China e no Japão eles chamam de Chi e/ ou Ki, e na doutrina espírita de fluído cósmico universal ou fluido vital!

O que é respirar para nós e respirar para um peixe não é o mesmo, mas ambos vivemos devido à força vital (Prânica) que vem junto com o oxigênio. Essa força vital que  é o Prāṇā, e não o oxigênio em si. E o prana é fabricado principalmente pelo Sol, pelas Estrelas!

As plantas absorvem CO2, portanto, derivam Prāṇā das emissões de carbono. Todos nós vivemos de Prāṇā, e alguns podem manter Pṛāṇā neles por muito mais tempo por meio de vários exercícios respiratórios.

Existe uma prática de Prāṇāyama Kumbhaka que pode significar:

a) prāṇāyama implicando em estender ou atrasar o fim de prāṇā

OU

b) prāṇāyama implicando na prática de parar (Kumbhaka) ou limitar prāṇā.

Ambas as interpretações têm sua perspectiva, mas a prática permanece basicamente a mesma.

Se Prāṇāyama ou exercícios respiratórios pretendem simplesmente prender a respiração por mais tempo, então estamos simplesmente nos preparando para o mergulho livre sem um tanque de oxigênio. Em vez disso, se realizarmos exercícios de visualização ou exercícios de mantra junto com a respiração, isso se torna adoração.

 

Para este propósito, ensinamos uma prática Prāṇāyama simples de adorar Śiva com o mantra:

नमः शिवाय शुभम् शुभम् कुरु कुरु शिवाय नमः

om namaḥ śivāya śubham śubham kuru kuru śivāya namaḥ om

 

Aqui, dividimos o mantra em 3 partes com base em nossa inspiração, segurando a respiração e a expiração:

Inspire: नमः शिवाय om namaḥ śivāya

Segure: शुभम् शुभम् कुरु कुरु śubham śubham kuru kuru

Expire: शिवाय नमः śivāya namaḥ om

Repita este exercício  com o estômago vazio ao nascer e ao por do Sol (Surya).

 

Em todos os exercícios respiratórios, não segure a respiração por mais tempo do que você fisicamente é capaz, nem force seu coração ou pulmões desnecessariamente se você tiver problemas respiratórios ou cardíacos.

No meu Canal do Youtube eu ensino o Pranayama alternado, polarizado:

https://www.youtube.com/watch?v=pMrsAeH_SZ8&t=602s 

Namastê!