segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jyotish - Mapa Kármico

Jyotisha - um mapa kármico


 Quando a consciência adquire uma forma, ela se expressa através da matéria formada por elementos que são os blocos de construção de sua vida. Esses elementos são os cinco  elementos densos: terra, água, fogo, ar e o éter - o elemento sutil ou espaço que representa a consciência ou energia divina.

Os três Gunas (Satwa, Rajas e Tamas - as forças do universo) servem para nos atar ao mundo material, nos dando a ilusão de que nosso corpo/mente é o nosso verdadeiro Ser. A consciência opera de uma maneira sutil, intocada pelos três Gunas, e ela é nosso verdadeiro ser.

Assim como um bebê não está consciente de seu potencial de andar, falar, pensar, etc o homem da mesma forma não está consciente de sua latente energia divina. A não ser que o homem inicie sua jornada de despertar interno, ele irá continuar no ciclo de karma - a lei de causa e efeito.

O karma pode ser comparado a um 'efeito retardatário'. Ele funciona por vidas no plano mental, emocional e espiritual. Uma ação incompleta ou desejo não satisfeito em vida, cria um vácuo que vai funcionar como uma força que o compele a satisfazer o desejo e repetir as ações em vida futura. Em termos espirituais, o karma é determinado pela qualidade dominante em sua vida. De maneira simples, um mapa astrológico é o mapa desse karma.

Observando os movimentos dos corpos celestiais pelo tempo e espaço, a ciência da Astrologia védica (Jyotisha) pode ser aplicada para cada encarnação humana - para cada ser humano nascido neste planeta - a fim de levar a alma a desenvolver o seu potencial máximo.

Um astrólogo védico pode identificar obstáculos no caminho de uma pessoa à auto-realização. Pode também indicar a maneira apropriada de elevar-se ao objetivo principal de sua vida: liberação do plano material.

"Uma pessoa que estuda astrologia e diviniza o curso de destino das pessoas, nunca ficará no inferno. Pelo contrário, ele alcançará um papel permanente no mundo de Brahman" - Brihat Samhita

O sistema de Astrologia Védica é vasto, intrincado e complexo, muitas vezes desconcertante para os aspirantes no assunto. Apenas reflita: se a menor célula no corpo humano é tão incrivelmente complexa em estrutura e funções, então podemos concluir que um sistema que é capaz de calcular o destino e as características de um ser humano será tudo menos simples!

Nithyananda