sexta-feira, 22 de julho de 2016

CASAS "UPACHAYAS" OU DE CRESCIMENTO NA ASTROLOGIA VÉDICA


Lucas Umbelino6 de julho de 2016 11:58
CASAS UPACHAYA, ou CASAS DE CRESCIMENTO

Na Astrologia Védica, as casas III, VI, X e XI são denominadas casas Upachaya. Originário do sânscrito, o termo Upachaya significa “crescimento” ou “maturidade”. Planetas aqui dentro não dão resultados satisfatórios quando você é muito jovem, mas, com o passar dos anos você aprende a dominar a energia deles, então gradativamente você colhe os frutos que eles tem a oferecer.

Se você tem problemas com a casa XI, essa casa lida com aquilo que precisa ser feito para atingir o sucesso, grandes ambições, atingir um lugar de prestígio. Você vai amadurecendo esses temas ao longo dos anos, você não simplesmente colhe os frutos dessas casas de cara.

A casa III indica sua coragem e como você desenvolve sua coragem, algumas pessoas simplesmente nascem corajosas, mas demonstrar sua coragem de maneira construtiva, com sabedoria, é algo que só a maturidade traz.

A casa VI indica quais são as suas dívidas, seus inimigos, as pessoas que estão competindo com você, que querem a mesma coisa que você. Quando você estiver passando por um período planetário referente ao dispositor da sua casa VI, que na Astrologia Védica é chamado de Mahadasha, ou simplesmente um Dasha, é uma época em que você deve purgar suas dívidas kármicas, você pode tentar fugir disso, pode tentar mitigar isso.

Você precisa entender o planeta que está envolvendo a casa VI, dependendo do planeta, pode indicar um futuro problema de saúde, ou alguma doença que já ataca seu organismo de praxe. Já sabendo disso, antes do Mahadasha desse planeta, você já se prepara e trabalha esse Karma, quando ele chegar, você já está forte para superar os problemas.

Eu acredito que é melhor você estar consciente antes do processo do que ser pego de surpresa. Coisas como jejuar, é uma coisa dura, doar seu dinheiro para os pobres, é duro para você que doa o dinheiro, porque vai exigir mais responsabilidade da sua parte para administrar os seus recursos para si e para os outros.

De qualquer forma, essas são coisas que você pode trabalhar conscientemente, ser caridoso, praticar a caridade, ver o lado bom das pessoas, mesmo que determinadas pessoas é uma te maltratam, isso altera o seu Karma, porque agora você está conscientemente não pensando em você, pelo menos no seu ego, naquele ego (self) individualizado, você está pensando no outro, você não está mais tão autocentrado. Isso maneira interessante de purgar os Karmas da casa VI.

A casa X lida com sua carreira e status, a não ser que você seja filho de pais famosos, pais que já pavimentaram um caminho, coisa que a maioria das pessoas não é, status é algo que você deve lutar para conquistar, a casa X é uma casa de luta. É por isso que no mapa Dasamsa, o mapa divisional que lida com a sua carreira, o Sol e Saturno são extremamente importantes, porque o Sol indica status e Saturno indica até que ponto você tem colhão para aguentar a dor e a delícia de ser o que é, até que ponto você tem organização e disciplina para sustentar seu status.

Em certa medida, grandes pessoas tem um bom Saturno por trás fazendo o trabalho chato, porque coisas grandes não caem e se você não tem a capacidade de abstrair aquelas pessoas que ficam te criticando, o Sol é mais sensível às críticas, Saturno aperta o botão do foda-se e continua fazendo o que sempre fez, sem se deixar afetar.

Coisas grandes não acontecem na sua vida se você não estiver disposto a sacrificar seu tempo, sacrificar determinadas amizades que sugam suas energias, sacrificar recreação, se você realmente deseja atingir aquele objetivo maior, é Saturno que vai indicar sua capacidade de renunciar e dar duro.

Bons yogis, bons astrólogos, bons músicos, bons médicos, você acha mesmo que essas pessoas têm uma vida comum? Você acha mesmo que se elas estivessem dedicando mais tempo ao lazer e às recreações que elas se destacariam dos demais? Como elas conseguiram se destacar? Porque elas estão focadas, elas estão prestando atenção naquilo que realmente interessa, elas estão conectadas no serviço, no público ao qual elas servem.

Pense nos músicos, pense nos instrumentistas, eles estão sacrificando namoros, amizades, lazer, tudo pela música, porque eles compreendem que aquilo é um dom, e a música traz harmonia para o mundo. Essa dedicação é algo que só Saturno pode dar, por isso ele tem associação com a casa X, aqui é onde você será testado, aqui é onde você mostrará à sociedade o seu valor.

A mesma coisa se você tiver planetas aqui, se você tem o Sol na casa XI, você é quem vai ter que colaborar, porque o arrogante aqui é você e não a sociedade. Pessoas com o Sol aqui precisam de uma boa terapia para baixar o topete, e você vai aprender por bem ou por mal, a vida é a melhor escola. Mas, quando você começa a colaborar tudo melhora, o ego melhora, a relação com o pai melhora, a reputação melhora.

Lembre-se disso, compreenda com carinho o que suas casas III, VI, X e XI querem te dizer, o que você precisa investir para ser grande, seja paciente, não adianta ansiedade aqui, são casas de crescimento, são casas que melhoram com o passar dos anos.

Quando você ganha sabedoria, você começa a visualizar o que você especificamente precisa investir de si para fazê-las funcionar, é por isso que elas são problemáticas, se você passa por um Dasha dessas casas numa idade muito tenra, muito provavelmente você não vai tirar bons resultados, não porque você seja estúpido nem nada, é porque você ainda não tem uma coisa chamada “bagagem de vida”.

Agora, se você passa por um Dasha quando mais velho, quando você já tem vivência, você colhe os bons frutos, porque você sabe o que fazer, você sabe quais estratégias tomar. Aqui, é o território dos macacos velhos, ansiedade e desejo de querer tudo rápido só atrapalha.

Autor: Lucas Umbelino
Astrologia Védica